Índice
ToggleEntenda o que é e como funciona o compliance no terceiro setor e garanta a regularidade da sua organização!
Saiba como manter o compliance da sua organização do terceiro setor e realize sua atividade social da forma correta
Apesar das organizações do terceiro setor não terem fins lucrativos e, por isso, se diferenciarem grandemente das empresas, existem aspectos que valem para todos os setores.
Dentre esses aspectos, podemos destacar o compliance, que é crucial para o funcionamento em regularidade da sua organização.
Por isso, este conteúdo é justamente para falar sobre o que é o compliance no terceiro setor e como manter tudo na mais perfeita conformidade, para que o objetivo social possa ser constantemente cumprido.
Compliance – O que é e como funciona?
O compliance é um termo em inglês que tem como conceito manter a conformidade com as regras e obrigações, neste caso, referentes ao terceiro setor.
Apesar da ausência de fins lucrativos, o terceiro setor precisa funcionar de forma organizada e cumprindo a legislação, para, assim, funcionar de forma regular.
Manter o compliance da organização nada mais é do que se manter em dia com todas as questões que precisam ser cumpridas.
Para isso, algumas ações são muito importantes, e é sobre elas que falaremos a seguir.
Como garantir o compliance no terceiro setor?
Para conseguir isso, é preciso ter uma gestão minuciosa com diversos aspectos da organização.
Sendo assim, alguns aspectos são fundamentais para manter tudo em dia.
Transparência
A transparência em relação a tudo que é feito na organização é fundamental.
Com isso, a prestação de contas se torna muito mais efetiva e de conhecimento comum a origem e destino de todos os recursos captados.
Ocupação de apenas um cargo
Dentro da organização, é importante que uma mesma pessoa não ocupe dois cargos.
Assim, além de melhorar o foco em uma atividade, impede que ocorra a mistura de informações e se perca a plena transparência que mencionamos no tópico anterior.
Rotatividade nos cargos
Mais um aspecto em relação aos cargos, principalmente aqueles que lidam diretamente com documentos, prestação de contas e especificidades da organização, é que devem ter rotatividade.
É essencial que os cargos tenham rotatividade para que diferentes pessoas assumam a gestão e continuem prezando pela completa transparência e cumprimento de todas as obrigações, mantendo o compliance.
Isso evita situações de acúmulo de poder e de desvio de conduta em relação às ações sociais que são realizadas.
Mantenha o compliance contando com o suporte adequado!
Abordamos aqui alguns pontos relacionados à estrutura organizacional, contudo, são muitos os detalhes que garantem o compliance de uma organização do terceiro setor.
Por isso, ter o suporte de quem entende do assunto é fundamental para que se mantenha não somente o compliance, mas, também, o bom desempenho da organização em relação às atividades que realiza.
Sendo assim, contar com uma contabilidade especializada no terceiro setor é a melhor decisão para garantir o pleno desenvolvimento da sua organização.
E, para isso, você pode contar conosco! Basta entrar em contato.
Fonte: Gestão Terceiro Setor