Recentemente, Joana estava desesperada porque a sua ONG estava precisando de doações para manter a continuidade de seus trabalhos.Caso não conseguisse a tempo, infelizmente, ela deixaria de funcionar.
Assim como Joana, você pode estar passando pela mesma situação, ou outra semelhante em sua ONG, afinal, como uma organização do terceiro setor você tem uma missão e, para cumprir essa missão, você conta com a generosidade de quem acredita em sua causa.
- É preciso de pessoas que doem tempo;
- Doações em dinheiro;
- Ou outros recursos que tem que podem te ajudar a alcançar os objetivos de sua instituição.
Olha, a questão aqui é PEDIR.
Exatamente.
Você precisa pedir doações para sua ONG, porém, não vai ser qualquer tipo de pergunta que você vai fazer ao convidar o visitante a realizar uma ação de doação.
Sendo assim, são necessárias algumas estratégias legais para ajudar você a captar investimentos de pessoas e empresas dispostas a colaborar com a causa de sua ONG e realizar doações
Financiamento coletivo
Umas das formas mais eficientes e profissionais de arrecadar doações para ONG é o financiamento coletivo, um modo de “vaquinha online”, que permite pessoas de todo o mundo a se sensibilizar e contribuir com sua causa.
Com essa alternativa de conseguir doações para sua ONG, você não precisa ter uma equipe para fazer a gestão da campanha, pois, a própria plataforma de financiamento coletivo faz isso para você.
Na opção de
crowdfunding você estabelece uma meta de doações e as pessoas vão doando quantias conforme suas condições financeiras.
Para você ter sucesso em doações com essa opção, deve fazer uma forte divulgação da sua campanha.
Use o seu site e mídias sociais
É bem comum, hoje em dia, fazer solicitações de arrecadação para ONG através de sites e redes sociais.
Agora, para você ser bem sucedido no pedido de doações por meio do seu site, é preciso que diga, claramente, ao seu possível doador o que você quer que ele faça.
Para isso, você precisa usar o CTA, ou call to action, como é conhecido esse tipo de pedido específico na área de marketing.
A missão do CTA em seu site é fazer o maior número possível de visitantes a realizar essas ações, ou seja, as CTAs servem para aumentar as conversões de sua página.
E, quando você estiver pronto para escrever a call to action, leve em consideração o seguinte:
- Seja breve.
- Use verbos fortes que indiquem ação.
- Fale sobre necessidades.
- Mexa com as emoções.
- Use senso de urgência.
Quer um exemplo?
Em vez de usar “Doe Agora”, substitua por “Ajude crianças a lutar contra a fome. Doe agora!”.
Entendeu?
Aposte na criação de competições e eventos
Essa é uma maneira divertida de você conseguir arrecadações para sua ONG, em que você pode cobrar uma taxa de inscrição que servirá como doação.
Já os prêmios você consegue por meio de doações de empresa ou através de parcerias.
Investir em rifas, também é uma ótima maneira de arrecadar fundos para sua ONG.
Convide os doadores para verem como suas doações estão sendo usadas.
Nesse caso é para que a sua ONG faça uma diferença tangível e se torne confiável frente a seus doadores, principalmente aqueles que contribuem com dinheiro.
Independente do tamanho e segmento de sua ONG, ela deve ir muito além do que apenas pedir doações.
- Ela deve ouvir e interagir com os doadores;
- E identificar o que motiva suas doações.
Estes devem ser os pontos essenciais do seu plano de captação de recursos para sua ONG.
Vale salientar que, contar com o apoio de uma contabilidade para o terceiro setor é essencial para que essa ação seja bem executada, vez que esse segmento possui especificidades que somente um contador especializado em ONGs têm conhecimento para te ajudar a realizar essa atividade de modo legal e eficiente.
Portanto, essas são algumas formas de como conseguir doações para sua ONG.
Que tal colocar algumas em prática?
E se você tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com nossa contabilidade para ONGs, que certamente podemos te ajudar em qualquer parte financeira, tributária ou fiscal.
Um forte abraço!
Fonte:
Gestão Terceiro Setor