Entenda o que é preciso para manter o compliance da sua organização!
Saiba como garantir o pleno compliance no terceiro setor e expandir cada vez mais o alcance da sua organização
O terceiro setor é fundamental para a sociedade como um todo, afinal, é o setor responsável por atender demandas que não são completamente atendidas pelo Governo.
Contudo, para exercer atividades sociais, é preciso estar em dia com uma série de regulamentações e regularidades as quais interferem no pleno funcionamento da organização.
A síntese de tudo que precisa ser cumprido é chamado de compliance, e hoje mostraremos a importância disso e como manter o compliance da sua organização.
Compliance – o que é e como funciona?
Antes de abordar como manter o compliance no terceiro setor, é preciso entender do que se trata.
Compliance é um termo em inglês o qual pode ser trazido como conformidade, ou seja, trata-se de todas as ações e responsabilidades que precisam ser cumpridas pelo terceiro setor.
Muitos gestores de organizações do terceiro setor não aplicam a devida atenção a esse aspecto, contudo, além de ser fundamental para a regularidade da organização, pode potencializar a captação de recursos, e nós vamos explicar o porquê.
Importância do compliance
A importância poderia ser resumida na necessidade que as organizações têm de estar em conformidade com todas as questões para conseguir operar em regularidade, todavia, não para por aí…
Todo gestor do terceiro setor sabe a importância de conseguir captar recursos recorrentemente, e o compliance auxilia nisso.
Quando se mantém o compliance da organização, ela tem maior credibilidade, o que torna as causas sociais mais visíveis e atrai mais doadores, parcerias e afins.
Como manter o compliance?
Agora chegamos na grande questão, afinal, com tantas demandas para se lidar diariamente, muitas vezes detalhes acabam passando batidos e interferindo na conformidade da organização.
Por isso, preparamos algumas dicas para te auxiliar.
Tenha um checklist das suas obrigações
A melhor maneira de garantir que nada vai passar despercebido é tendo um checklist com todas as obrigações que precisam ser cumpridas durante o mês, por exemplo.
Com isso, você tem maior controle sobre o que precisa ser cumprido.
Se possível, tenha uma equipe dedicada a isso
Empresas do primeiro setor costumam ter um controle minucioso em relação à conformidade, com uma equipe focada nessa questão.
Trazer isso para o terceiro setor é muito importante e pode transformar o funcionamento da organização.
Tenha suporte de quem pode te auxiliar
A prestação de contas, atenção com isenção em relação a obrigações fiscais e afins são aspectos importantes para o compliance de uma organização do terceiro setor..
E para lidar com todas essas questões, ter o suporte de especialistas é fundamental, assim, você ainda consegue focar nas demais atividades da organização.
Conte conosco!
E para ter o suporte de profissionais contábeis especializados no terceiro setor, você pode contar conosco.
Basta entrar em contato agora mesmo.
Fonte: Gestão Terceiro Setor