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ToggleO guia definitivo para você fazer a gestão de projetos sociais do terceiro setor
Suas ações podem até ter um bom propósito, mas sem uma organização, não terão efetividade alguma. Portanto, entenda como realizar a plena gestão de projetos sociais em sua empresa do terceiro setor.
No papel, a função das empresas do terceiro setor no mercado é linda e essencial para toda à sociedade, porém, na prática, nós sabemos que as coisas não são tão fáceis assim…
Muito pelo contrário, por diversas vezes, as empresas do terceiro setor têm que enfrentar desafios tão pesados quanto os do mercado convencional – e tudo isso sem a obtenção de lucro, o que as torna realmente louváveis.
Sendo assim, por entendermos que você precisa lidar com esses desafios no seu dia a dia – tendo como recompensa o avanço da sua causa – preparamos um guia para que seus projetos sejam bem-sucedidos e levem sua voz a quem precisa ouvi-la.
Guia de gestão de projetos sociais
Portanto, nos próximos tópicos você entenderá como iniciar, acompanhar e finalizar um projeto no terceiro setor.
Defina o seu objetivo principal
Todo projeto necessita de um objetivo…
Ele pode ser:
- Atrair mais fiéis para sua instituição religiosa;
- Conseguir mais afiliados à sua ONG;
- Diminuir o descarte inadequado de dado material.
O importante é saber o porquê do seu projeto.
Defina suas submetas
Definido o seu objetivo principal, é preciso identificar quais metas que te levaram ao seu objetivo, e para isso é preciso desmembrar, com o máximo de detalhes, esse objetivo.
Levante tudo o que você já tem e tudo o que é preciso para conseguir atingir tal finalidade, além de todas ações que precisam ser feitas.
Após esse levantamento, distribua essas tarefas em grupos, de acordo com cada etapa que deverá ser organizada.
Lembre-se de deixar as ações menos complicada no início. Assim você otimiza o seu tempo e descobre maneiras mais efetivas de solucionar as demais tarefas no futuro.
Defina seus responsáveis
Com os grupos de tarefas criados, chega o momento de definir responsáveis para cada entrega, assim, você tem maior eficiência na gestão de projetos sociais e evita o esquecimento.
Fora isso, os responsáveis conseguem também se atentar aos detalhes de cada ação.
Dê prazos
Com grupos e responsáveis, chega o momento de definir os prazos de entrega.
Nessa hora, cada responsável deverá dar o seu prazo de entrega, mas não deixe isso na mão deles sem supervisão, de tempo em tempo, acompanhe o andamento de cada ação e veja se o prazo poderá ser cumprido.
Acompanhe o andamento dos processos
Já espere por imprevistos, essa é a verdade da gestão de projetos sociais.
Então, na definição dos prazos, dê uma “gordura” para correções e ajustes de erros que podem vir a ocorrer!
Mantenha o foco no objetivo, mas fique de olho nas tendências
Por fim, não se esqueça de sempre manter o olho no seu objetivo principal.
É normal que, com o andar do processo, você decida mudar um pouco o foco, afinal, tendências surgem a todo o momento – e precisam ser aproveitadas -, mas não se esqueça do seu objetivo.
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Fonte: Gestão Terceiro Setor