Confira tudo o que você precisa saber sobre a recuperação tributária
Recurso muito usado para prover dinheiro a caixas de empresas, ele precisa ser feito corretamente
Empresas de todos os tamanhos podem recuperar valores de impostos, taxas e contribuições que foram pagos indevidamente, seja pública ou privadamente, utilizando a recuperação tributária.
Isso porque todas as organizações têm esse direito, desde que as irregularidades de pagamento sejam documentadas.
Pensando nisso, nós, da Persistere Contabilidade, iremos tratar sobre como funciona esse processo em relação a tributos como PIS, Cofins e ICMS-ST de acordo com os regimes tributários.
Continue conosco e tenha uma ótima leitura!
Recuperação tributária: de que você precisa saber?
Uma equipe de contabilidade interna realiza uma auditoria completa dos últimos cinco anos de impostos pagos, levando em conta todas as regulamentações relevantes.
Dessa forma, caso encontre inconsistências nos pagamentos, junto a comprovações, torna-se possível solicitar a recuperação tributária.
Em suma, podemos dizer que o processo refere-se a um trâmite no qual o governo devolve valores pagos indevidamente pelos contribuintes.
Esse procedimento pode ser feito de duas maneiras diferentes: restituição e compensação.
Na primeira situação, é realizado um pagamento através de um depósito efetuado ao próprio contribuinte, enquanto na segunda abate-se valores quanto ao pagamento dos tributos do mês seguinte.
Além disso, a recuperação pode ser relacionada a diferentes tributos, como o PIS, a Cofins e o ICMS-ST, por exemplo, independente dos regimes tributários.
Em relação ao PIS e à Cofins, a recuperação do tributo torna-se possível, visto que ocorre uma cobrança de imposto sobre imposto junto ao ICMS.
É válido ressaltar que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços não compõe a base de cálculo dos demais, o que permite o processo.
Já quanto ao ICMS-ST, isso trata da antecipação do valor relacionado ao imposto que a empresa que comercializou ou produziu a mercadoria recebe após venda.
Sendo assim, não o torna uma despesa para quem realiza o recolhimento.
Quais as vantagens da recuperação tributária?
A saúde financeira de uma empresa pode ser diretamente melhorada prestando atenção e planejando ao realizar a recuperação de impostos.
Além de preservar o fluxo de caixa, identificar erros de operação, transmitir segurança na administração, reduzir custos mensais, evitar penalidades e evitar pagamentos de impostos em excesso, esse processo impede que erros de operação sejam transmitidos à administração.
Portanto, conte com o auxílio de especialistas e saiba como realizar a recuperação tributária de maneira correta.
Contabilidade especializada em seu segmento
Contar com o apoio de profissionais qualificados para o seu segmento é fundamental para que consiga compreender as questões que compõem o mercado em que atua.
Dessa forma, desde questões administrativas relacionadas à contabilidade, à tributação e até ao financeiro podem ser cuidadas por especialistas no assunto.
Nós, da Persistere Contabilidade, dispomos de um serviço de contabilidade para sociedade de advogados que irá dispor de todo o conhecimento de nossos profissionais para auxiliar com as burocracias da sua gestão.
Além disso, podemos garantir algumas de nossas soluções, como, por exemplo:
- Gestão fiscal;
- Gestão trabalhista;
- Planejamento tributário;
- Operações de legalização.
Portanto, não hesite em procurar pelos profissionais da Persistere!
Somos um escritório de contabilidade que busca realizar diagnósticos precisos para propor as melhores soluções de acordo com a sua realidade.
Ao contar com nosso suporte, você terá diversas ferramentas eficazes para melhorar a gestão do seu negócio.
Então, não perca tempo!
Clique aqui e fale agora mesmo com nosso time de especialistas!