Notas explicativas para entidades do terceiro setor – Tudo o que você precisa saber!

Notas Explicativas O Que Sao Quero Montar Uma Empresa - Persistere

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Acabe com suas dúvidas sobre o que são e como funcionam as notas explicativas para o terceiro setor e garanta a regularidade da sua entidade

A gestão de uma entidade do terceiro setor, além de focar na atividade realizada em prol da sociedade, precisa cuidar de todos os pormenores necessários para que funcione de forma regular, e este tende a ser um grande desafio. 

Afinal, manter as atividades no terceiro setor já é algo que demanda tempo e atenção e ter que equilibrar isso com atividades burocráticas torna tudo mais trabalhoso ainda. 

Mas, para te ajudar nessa missão, preparamos este artigo para falar sobre um assunto muito importante e que, quando compreendido, se torna mais simples lidar: as notas explicativas. 

Assim, queremos garantir que você tenha o conhecimento necessário para não ter problemas com esse aspecto. 

O que são as notas explicativas? 

Partindo da definição, as notas explicativas são parte das demonstrações contábeis que toda empresa, seja ela com ou sem fins lucrativos, precisa apresentar. 

Se trata de uma forma de justificar as movimentações realizadas pela empresa, por isso, devem ser apresentadas junto com outras demonstrações contábeis, como o Balanço Patrimonial e a DRE. 

As entidades do terceiro setor também precisa cumprir com isso justamente para comprovar sua regularidade e os fins que as captações de recursos estão tendo. 

Sem isso se torna inviável atuar em conformidade com o que a Lei prevê, podendo ser gerados problemas com o Fisco que comprometam o futuro da ação realizada pela sua entidade do terceiro setor. 

O que deve constar nas notas explicativas? 

Vale ressaltar que é indispensável o suporte de um profissional de contabilidade para a elaboração das demonstrações contábeis. 

Contudo, vamos apresentar aqui os principais aspectos que devem constar em uma nota explicativa: 

  • Aspectos operacionais da entidade, ou seja, dados sobre a natureza social, objetivo e afins;
  • Quais são os critérios de apuração das receitas e despesas;
  • Quais tributos fazem parte da renúncia fiscal;
  • Informações sobre seguros que tenham sido contratados; 
  • Os critérios e os procedimentos dos registros contábeis;
  • Recursos que tenham sido recebidos; entre outros. 

Contar com profissionais especializados em contabilidade para o terceiro setor é vital para ter o suporte de quem conhece cada detalhe que deve constar não só nas notas explicativas, mas também demais demonstrações. 

Assim, é possível garantir o funcionamento da sua entidade em regularidade com o que a Lei prevê.

Tenha o suporte de quem pode te ajudar 

E quando se trata de ter o apoio de uma contabilidade focada nas necessidades e especificidades do terceiro setor, você pode contar conosco! 

Nosso time de profissionais conhece cada pormenor necessário para garantir a plena regularidade, assim, você garante que as obrigações da sua entidade do terceiro setor estejam em dia sem ter que tomar seu tempo para isso. 

Dessa forma, você usufrui de maior tranquilidade para focar no que mais importa: o papel social exercido. 

Portanto, não hesite em entrar em contato com a gente. 

Fonte: Gestão Terceiro Setor

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